Investigação Criminal: primeira abordagem
Destinatários: Elementos dos Serviços e Forças de Segurança e de Polícia, finalistas de licenciatura e profissionais das áreas da Psicologia, Criminologia, Direito, Ciências Forenses, Ciências da Saúde, entre outras.
Formato da Acção: Workshops
Horário
Não existem Acções Agendadas
Objetivos: Dotar os formandos com as noções teóricas, consideradas essenciais, para a compreensão dos princípios basilares da “Investigação Criminal”.
Conteúdos programáticos:
- Crime (Conceito);
- O Investigador Criminal;
- A Investigação Criminal
- (Conceitos/organização/estratégias);
- Enquadramento Legal da Atividade de InvestigaçãoCriminal em Portugal;
- Breve alocução à práxis na Investigação Criminal;
- A Prova enquanto objeto da Investigação Criminal;
- Técnicas Especiais de Investigação Criminal.
Formador: Mário Paulo Lage de Carvalho
Mário Paulo Lage de Carvalho é bacharel e licenciado em Ciências Socias-Área Vocacional de Psicologia Social. É também Pós-graduado em Ciências Médico Legais e Mestre em Medicina legal pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar-UP, sendo que posteriormente realizou o Curso de Estudos Pós-graduados em Sociologia no ISCTE-IUL. É Sargento da GNR, tendo aí exercido funções durante cerca de 20 anos. Atualmente, exerce funções na Polícia Judiciária Militar (PJM), na qualidade de Sargento Investigador. Sendo a “Arte da Investigação Criminal” a sua principal área de interesse, é detentor de diversa formação profissional, onde se destaca o Curso de Formação de Investigadores (PJM); a formação de Investigação de Crimes Violentos Contra Pessoas (PJ); o Curso de Técnicas de Entrevista e Interrogatório (PJ); o Curso Sintético de Investigação Criminal (Universidade Fernando Pessoa); o Curso de Exame ao Local do Crime (Perito – PJM); (…). É formador certificado do IEFP.