Formação

Ground_Up - Programa de Resolução Colaborativa de Problemas para Líderes na Educação

Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Professores de Educação Especial e Professores dos Grupos M01 a M36; Diretores de Escolas.

Formato da Acção: Presencial

Ver todas as Acções

Breve Apresentação
O Ground-up é um programa inovador de valorização e capacitação de educadores, líderes na educação, para a resolução colaborativa de problemas reais e complexos na Comunidade Educativa.

Ser professor nunca foi tão exigente como nos dias de hoje. Num contexto educativo em que os professores enfrentam múltiplas vicissitudes e desafios, é crucial que os líderes educativos construam juntos novas respostas. Neste programa, professores, membros da direção e outros educadores, vão aprender e experienciar um processo estruturado de resolução criativa de problemas, vão construir e implementar soluções para problemas nas suas escolas, com recurso a diferentes metodologias e técnicas que potenciarão a inovação educativa.

Ao longo das sessões os participantes conhecerão diferentes projetos e práticas educativas com impacto na escola e/ou na comunidade. A aprendizagem e o trabalho colaborativo dos educadores serão facilitados e potenciados pelo formador.

 

Objetivos
Neste programa os participantes desenvolvem e treinam competências essenciais para a resolução colaborativa de problemas: o pensamento crítico, o pensamento criativo, a motivação, o relacionamento interpessoal, o espírito de equipa, a liderança, a comunicação oral, o planeamento e ação, a determinação, a negociação, a empatia, e a tomada de decisão. No final deste programa os participantes estarão capacitados para:

  • Aplicarem metodologias, técnicas e ferramentas de resolução de problemas aos seus contextos educativos;
  • Cultivarem uma cultura de colaboração, criatividade e inovação na comunidade educativa e na comunidade envolvente;
  • Regenerarem relações de confiança e motivarem alunos, colegas, equipas e outros agentes educativos para experiências transformadoras de resolução colaborativas de problemas;
  • Co-construírem conhecimento e estratégias colaborativas para fazerem face aos desafios com maior eficácia;
  • Resolverem com eficácia e de forma colaborativa problemas reais e complexos;
  • Capacitarem os seus alunos na área da Resolução Colaborativa de Problemas.


Conteúdos Programáticos

  1. Common Ground
  2. Identificação de Problemas
  3. Interpretação dos Desafios
  4. Ideação e Experimentação
  5. Apresentação de Protótipos
  6. Avaliação das Iniciativas Apresentadas
  7. Laboratório I
  8. Laboratório II
  9. Evolução

 

O Programa Ground_Up está acreditado e creditado como Curso de Formação de 25 horas presenciais, com seguinte registo de acreditação: CCPFC/ACC-102754/19. Deste modo, releva para efeitos de progressão em carreira (releva no n.º 1 do artigo 8º, mas não releva no artigo 9º do Regime Jurídico da Formação Continua de Professores) de Educadores de Infância, Professores de Ensino de Educação Especial e Professores dos Grupos M01 a M36, Professores de ensino Básico e Secundário. 

Formadora: Alexandra Ataíde

Coordenadora e cofundadora da TO BE DO – happy people can create everything, uma iniciativa educativa que desenvolve competências transversais e talento nas organizações, academias e escolas, através de projetos, programas e experiências nas áreas da Comunicação, Liderança e Inovação. É formadora em áreas comportamentais como Comunicação em Público e Técnicas de Apresentação, Liderança e Resolução Colaborativa de Problemas, Comunicação Não Violenta e Resolução de Conflitos. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou inicialmente como jornalista na rádio e televisão, e na área da comunicação organizacional. A sua maior missão é ser mãe e as suas paixões são a capacitação de pessoas e a resolução de problemas em comunidade. Nesse sentido, frequentou diferentes programas de Empreendedorismo Social no IES – Social Business School, onde é formadora e mentora de iniciativas de empreendedorismo social. É doutoranda em Educação, na área da Psicologia da Educação, e está a desenvolver uma investigação-ação com professores para a resolução colaborativa de problemas na escola. É membro da equipa de investigadores do CIDTFF, na Universidade de Aveiro. Colabora em projetos de intervenção social desde os 14 anos e aqueles que mais a marcaram aconteceram no Bairro de Santiago (Aveiro), em Díli, Timor Leste, e na Sicília, Itália. Tem trabalhado enquanto membro e voluntária em projetos e organizações como a Associação Agora Aveiro, o TEDxAveiro, o Aveiro SOUP, a associação de pais APEVECA, e na associação de pais APEJAA.