Formação

Introdução ao coaching parental: uma ferramenta no trabalho com famílias

Destinatários: Psicólogos, Técnicos de Serviço Social, Médicos, Enfermeiros, Professores, Advogados, Consultores, Mediadores e outros profissionais que trabalhem com pais/famílias.

Tipo de Acção: Cursos
Formato da Acção: Presencial
Duração: 12 horas
Local: Porto


Calendário: 27-09-2019 a 28-09-2019

Horário: 14:00 às 20:45h e das 10:00 às 17h

Preço: 140 €

Data limite de inscrição: 25-09-2019

Enquadramento

Ângela Coelho e Sandra Belo, a partir do trabalho realizado com técnicos (professores, educadores, assistentes sociais, psicólogos, mediadores) que trabalham com famílias em diversos projectos de intervenção social, observaram que o desgaste, as dúvidas e a desmotivação que este trabalho comporta, podem ser transformados e substituídos por uma atitude de confiança e de entreajuda, revolucionando desta forma o trabalho na área social, da educação, da saúde...

Ao levar a abordagem, os conceitos e as metodologias do coaching parental aos técnicos que trabalham com famílias, pretende-se criar oportunidades de dotar estes profissionais de novas ferramentas que potenciem a sua intervenção junto das famílias com quem trabalham.

O coaching, através da sua abordagem positiva, do reforço das competências individuais e da perspectiva responsabilizante dos individuos, trará aos técnicos que trabalham nestas áreas uma lufada de ar fresco, apoiando-os a construir novas perspectivas.

O sucesso do trabalho do educador, do professor e dos vários técnicos que intervêm com a criança e/ou família, depende da compreensão desta no seu contexto familiar e de uma comunicação eficaz e positiva com os encarregados de educação.

Os pais são um modelo preponderante junto dos filhos. Pais auto-confiantes transmitirão essa competência aos seus educandos. Assim, quando a relação entre os técnicos que intervêm junto da família e os pais é positiva e baseada na confiança, esse facto tem impacto junto dos encarregados de educação (sentimento de competência e eficácia) e consequentemente no desenvolvimento da criança.

Com esta formação espera-se que os técnicos reconheçam as vantagens do coaching nos momentos de interação com as famílias e que aprendam a aplicar as técnicas do coaching parental no seu trabalho.

 

Metodologia

Trata-se de um curso intensivo, que assenta numa metodologia ativa para que as descobertas se realizem entre a exposição do formador e a experiência dos exercícios propostos. Durante as sessões, os formandos utilizarão ferramentas do coaching parental, com a supervisão das formadoras, de modo a que possam experimentá-las e antecipar dificuldades na sua aplicação. Além do conhecimento teórico-prático do conceito de coaching parental e de algumas técnicas a ele subjacente, pretende-se que os participantes definam novas estratégias de interacção com os pais / famílias. Entre sessões os formandos serão convidados a realizar exercícios práticos que poderão estar relacionados com reflexões sobre a aplicação do coaching parental, estudos de caso, etc.

 

Objectivos

  • Identificar os princípios do coaching parental;
  • Aplicar os princípios do coaching parental ao seu trabalho com famílias, em diferentes contextos;
  • Estabelecer uma comunicação positiva com as famílias;
  • Promover a auto-confiança dos pais e das mães;
  • Identificar e respeitar valores das famílias;
  • Apoiar as famílias a encontrarem as suas soluções para os problemas identificados;
  • Através da sua acção junto das famílias, modelar as competências que pretendem promover/desenvolver.

 

Conteúdos:

  • Coaching parental: princípios;
  • O coaching parental e a autoconfiança das famílias;
  • Coaching parental e os valores;
  • O coaching parental os limites e a disciplina;
  • O coaching parental e a relação escola – família.

Formadora: Sandra Belo

Parent Coach (conferida pela ParenTalk e pela Parent Coaching Academy, no Reino Unido). Life Coach (Coach Professional European Coaching Association, conferida pelo More Institute, Lisboa). Mestre em Psicologia Escolar, pelo Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Grande parte da sua actividade profissional centrou-se na gestão de equipas pedagógicas e na formação comportamental de grupos. Foi docente do ensino superior nos cursos de psicologia e educadores de infância. Fez acompanhamento individual de crianças. Em 2008 criou, com Ângela Coelho, a Family Coaching, através da qual tem apoiado centenas de pais. Para além do trabalho directo com as famílias, nos últimos anos, a formação dos profissionais na área do coaching parental tem sido muito gratificante. Partilhar com aqueles que intervêm, no seu dia a dia, com pais e mães tem sido uma oportunidade fantástica de dissemir a metodologia desenvolvida pela Family Coaching. Em 2010 publicou com Ângela Coelho o primeiro livro português de coaching parental – Family Coaching: 36 desafios para pais extraordinários. Tendo em Janeiro de 2017 sido publicada a 3ª edição da obra, desta feita com um novo capítulo dedicado aos profissionais que intervêm com famílias. É mãe de 3 filhos de 16, 14 e 13 anos. Viveu um ano no Reino Unido onde experimentou intensamente os desafios de ser mãe e de onde trouxe uma nova abordagem ao nível da vida familiar e da educação.

Condições Especiais *

  • 10% Estudantes (mediante comprovativo)
  • 10% Desempregados (mediante comprovativo do IEFP)
  • 10% Grupo de 2 elementos
  • 15% Grupo de 3 e 4 elementos
  • 20% Grupo de 5 elementos
  • 25% Grupo de 6 ou mais elementos

O curso realizar-se-á se atingir no mínimo 15 formandos.
Inclui: Certificado, Declaração de Presença e Diapositivos.
* Descontos não acumuláveis.

Condições de Pagamento

O pagamento prévio da inscrição poderá ser feito:

  • Em numerário, nas nossas instalações;
  • Por cheque à ordem de "Mariana Dias Cardoso" (poderá entregar nas nossas instalações ou enviar por correio);
  • Por transferência bancária (por favor, anexe o respetivo comprovativo na sua Área Reservada)
    NIB 0010 0000 32615180001 82
    IBAN PT50 0010 0000 32615180001 82
    Swift/BIC BBPIPTPL

    Nota: Desistências sem aviso prévio superior a 24h não terão direito a devolução do montante pago.