Formação Pedagógica Inicial de Formadores - Laboral

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores permite o acesso à candidatura à obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas. Esta candidatura é realizada junto do Instituto de Emprego e Formação Profissional e implica o pagamento adicional de 50€ (independente da entidade formadora).

Destinatários:

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP / EX CAP) é dirigida a todos os que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador.

A acreditação da OPP será exclusiva para psicólogos, membros efetivos ou estagiários da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Tipo de Acção: Formação Pedagógica Inicial de Formadores - CCP
Formato da Acção: B-Learning
Duração: 90 horas
Local: Porto
Calendário: 25-10-2022 a 25-11-2022
Horário: Laboral
Data limite de inscrição: 25-10-2022

  • logo_accaoformativaacreditada_jpeg.jpgCréditos: 45 créditos - Psicologia da Educação, Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações
  • iefp.jpg
Preço:
132 €
Calendário

Início: 25-10-2022
Fim: 25-11-2022
Duração: 90 horas

  • Sessões assíncronas: 55h
  • Sessões Síncronas: 5h
  • Sessões Livestream: 4h
  • Sessões Em pessoa: 26h

Objectivos Gerais

A Formação Pedagógica Inicial de Formadores visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e, também, no sentido alargado da sua função:

  • Na conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
  • Na gestão e coordenação de formação;
  • No campo da investigação e experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação
Objectivos Específicos

 

  • Caracterizar os contextos/sistemas da Formação Profissional em Portugal;
  • Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
  • Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
  • Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação - instrumento de gestão de uma organização;
  • Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
  • Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e aos contextos de formação;
  • Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
  • Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
  • Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
  • Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
  • Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.

 

 

Formadora: Inês Velhote

Psicóloga Clínica e Educacional, com especialidade de Psicologia Clínica, Educacional e Necessidades Educativas Especiais. Licenciada pelo Instituto Superior da Maia. Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde, pelo Instituto Superior da Maia. Doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade do Minho.

Colaboradora da APPDA - Norte de 2009-2011, na valência CRI (Centro de Recursos para a Inclusão).

Psicóloga Clínica de Novembro de 2011 a Agosto de 2013 nas Unidades de Ensino Estruturado e Autismo dos seguintes Agrupamentos de Escola: Agrupamento Vertical de Escola de Leça da Palmeira/Santa Cruz do Bispo, Agrupamento de Escola Gonçalo Mendes da Maia, Agrupamento de Escolas Infante D. Henrique e Agrupamento de Escolas Sophia de Mello Breyner.

Diretora Técnica das Residências Autónomas da Cercivar de dezembro de 2013 a setembro de 2014 e Coordenadora e Psicóloga do Centro de Recursos para a Inclusão e da Escola de Ensino Especial da Cercivar até ao presente.

Psicóloga Clínica em clínicas do distrito do Porto.

Formadora em diversas áreas.

Formadora: Ana Sampaio

Psicóloga com experiência clínica com adolescentes, adultos e idosos. Mestre em Psicologia da Justiça. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Estágio curricular na Unidade Funcional de Psiquiatria e Psicologia Forense do Hospital Magalhães Lemos. Estágio profissional na MDC Psicologia & Formação.

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores.

Formadora na área das Ciências Sociais na MDC Psicologia & Formação. Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na área de Relações Humanas.

Realização e participação em diversos Workshops / Palestras/ Seminários em USF, Faculdades, Feiras de Emprego e diversas Entidades.

Portadora do Certificado Europeu de Psicologia - EuroPsy.

Certificação para a Avaliação da Aptidão Psicológica do Pessoal de Vigilância.

Colaboração com o SNS24.

Formadora: Elda Sá

Psicóloga, membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde.

Pós – Graduada em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais.

Experiência como mediadora e formadora em vários contextos.

Experiência clínica com crianças, adolescentes e adultos.

Psicóloga e Formadora na MDC.

Responsável pelo Gabinete de Apoio ao Luto - Crianças e Adolescentes.

Formadora Certificada na Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra (BANC).

Formador: Bruno Filipe Silva

Formador, e-Formador certificado pelo IEFP e coordenador pedagógico, foi na Sexologia que encontrou a sua paixão e o seu nicho profissional, dividindo-se entre a prática clínica e a formação. Planeia e dinamiza sessões e palestras de Educação Sexual nos diversos agrupamentos escolares do país, é Coordenador Técnico do gabinete de Sexologia MDC, Psicologia & Formação no Porto.

Soma-se ao seu currículo a participação na página de Psicologia da revista "Id'-Identidade" e a publicação de artigos científicos sobre o casamento em Portugal. Atualmente, é co-autor de um programa de rádio no Luxemburgo, onde fala sobre sexualidade, em português, semanalmente.

Condições de Pagamento

Deverá efectuar o pagamento até ao prazo limite de inscrição.

No processo de inscrição online poderá optar por um dos seguintes métodos de pagamento :

  • Referência Multibanco
  • MB Way
  • Transferência bancária (nesta caso terá de anexar o respetivo comprovativo de transferência)

Nota: Desistências sem aviso prévio superior a 48h úteis não terão direito a devolução do montante pago. Exceto Formação Pedagógica Inicial de Formadores.