Formação

Os professores, os alunos e as drogas

Destinatários:  Estudantes e profissionais das áreas de Psicologia e outros profissionais de outras áreas e pais.

Ver todas as Acções

Horário

Não existem Acções Agendadas

  • A problemática das toxicodependências tem preocupado vários agentes educativos nomeadamente os Professores. Nesse sentido, torna-se necessário conhecer os fatores de risco e de proteção da conduta adictiva no aluno de modo a atuar de forma rápida e eficaz.

 

Conteúdos:

  • Inscrever os consumos de drogas numa lógica desenvolvimental do jovem e adolescente;
  • Dotar os professores das ferramentas para a deteção de sinais de consumo de drogas nos alunos;
  • Dotar os professores de um conhecimento básico e abrangente das estruturas de saúde existentes na comunidade para esta problemática.

Formador: Simão Mata

Licenciado e Mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e Formador certificado pelo IEFP (CCP). Psicólogo na Norte Vida - Associação para a Promoção da Saúde e Investigador externo do Centro de Ciências do Comportamento Desviante (CCCD) da FPCEUP. Os seus interesses de investigação são o fenómeno droga, a exclusão social, a marginalidade urbana e a intervenção psicológica nos comportamentos adictivos. É membro do Serviço de Consulta Psicológica nos Comportamentos Adictivos (SCPCA) da FPCEUP e estudante de Doutoramento do Programa Doutoral em Psicologia na mesma Instituição.