Bullying
Destinatários: Professores, Psicólogos, Animadores Sócio-Culturais, Auxiliares educativos, Estudantes finalistas e outros profissionais das áreas sociais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área de atuação.
Horário
Não existem Acções Agendadas
Objetivos:
- Os formandos deverão ser capazes de reconhecer a importância de uma actuação eficaz na prevenção e intervenção do Bullying para um bom percurso escolar.
Conteúdos:
- Definir bullying e identificar os tipos existentes;
- Identificar e descrever os intervenientes do bullying no contexto escolar;
- Saber interpretar sinais de bullying quer nos agressores quer nas vítimas, bem como saber atuar perante cada uma delas;
- Perceber qual a forma mais eficaz de intervenção segundo o papel desempenhado no contexto escolar.
Formadora: Marta Esteves Lopes Ramos
Licenciada em Psicologia pela Universidade Católica Portuguesa do Porto
Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, pela mesma Universidade, iniciou a sua atividade profissional no Hospital de S. João, nas Consultas de Perturbações do Comportamento Alimentar – tema da sua Tese de Mestrado
Trabalhou na Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, como Psicóloga responsável por duas respostas sociais (CAO e Lar Residencial)
Trabalhou como Psicóloga e Diretora Clínica no espaço Afectos e Ternura - Serviços de Psicologia.
É atualmente Formadora na MDC e responsável pelo departamento DIFERENCIA -TE - Gabinete de Intervenção Terapêutica para pessoas portadoras de deficiência.
Psicóloga Clínica na Clínica NeuroImprove, responsável pela intervenção na área infantil através da Técnica de Neurofeedback, tendo como principais problemáticas de intervenção: PHDA, ADD, Dificuldades de aprendizagem e Autismo.